Prazeres / Drive

Gordon Ramsay, o Chef ‘rockstar’ apaixonado pela Ferrari

O Chef britânico é conhecido por ser uma personagem excêntrica dentro da cozinha, mas aquilo que poucos sabem é que é dono de uma colecção muito especial de automóveis

17 de outubro de 2019 | Miguel Dias

Gordon Ramsay é conhecido em todo o mundo pelos seus dotes na cozinha. Uns apreciam aquilo que faz com a comida, outros limitam-se a admirar - ou a odiar, com Ramsay não há meio termo - a personagem excêntrica que este Chef britânico criou ao longo dos anos. Mas aquilo que muito poucos sabem é que Ramsay é um apaixonado por automóveis, particularmente pelos desportivos da Ferrari.

Dono de uma colecção de fazer inveja a qualquer museu dedicado, Ramsay soma modelos tão especiais quanto um LaFerrari ou um LaFerrari Aperta, passando por um F12tdf, um 458 Italia e até um 550 Maranello.

Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris
Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris

No ano passado acrescentou o décimo "Cavallino Rampante" à colecção, um 812 Superfast pintado de "Verde Masoni Opaco". Ramsay não sabia que cor escolher e então pediu à H.R. Owen of London, um dos maiores concessionários de desportivos do Reino Unido, para o surpreender. A ‘resposta’ foi um verde mate muito pouco visto num automóvel com o símbolo da marca de Maranello, detalhe que faz desse 812 Superfast um automóvel ainda mais exclusivo.

Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris
Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris

Agora, pouco mais de um ano depois, Ramsay voltou a recorrer aos serviços deste concessionário para comprar mais um Ferrari, o seu décimo primeiro, e logo um Monza SP2, um de dois modelos da série "Icona", uma gama inspirada nas "barchettas" de competição da Ferrari nos anos 60.

Apresentado em Setembro do ano passado, o Ferrari Monza SP2 é um elegante "Speedster" com lugar para dois ocupantes, ao contrário do "irmão" Monza SP1, um modelo que foi revelado ao mundo no mesmo dia mas que é um monolugar que centra todas as atenções no condutor e que conta com linhas aerodinâmicas ainda mais agressivas.

Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris
Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris

Qualquer um destes modelos, ambos limitados a apenas 100 unidades, têm por base o Ferrari 812 Superfast, pelo que debaixo do capot está um motor V12 de 6.5 litros que produz 810 cv de potência e 719 Nm de binário máximo, números que lhe permitem chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9 segundos e ultrapassar a barreira dos 300 km/h.

Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris
Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris

Tal como acontece com todas as séries especiais da Ferrari, a marca de Maranello não especificou o valor deste Monza SP2. Ainda assim, é seguro afirmar que este é um dos Ferrari mais especiais e valiosos da colecção deste Chef, que até já gerou uma onda de polémica por culpa desta sua paixão pela Ferrari.

Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris
Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris

Recorde-se que em 2018, e em declarações ao jornal britânico "Daily Mail", Gordon Ramsay confessou cobrir a matrícula dos seus Ferrari com película aderente para escapar aos radares da polícia de Los Angeles. "Conduzo à noite, quando ninguém me vê. Arranco às duas e meia da manhã na auto-estrada e nenhum polícia ou nenhuma câmara me apanham porque cubro a matrícula com película aderente", confessou Ramsay, sempre controverso.

Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris
Gordon Ramsay, o apaixonado por Ferraris
Saiba mais gordon ramsay, carros, ferrari, coleção
Relacionadas

Os melhores carros para passear com estilo

De cabelos ao vento ou bem protegidos, dos clássicos Morgan aos arrojados buggies para passeios inesquecíveis, esteja muito atento a estes veículos. Há preços para (quase) todas as bolsas. O belo passeio é garantido.

Salão de Frankfurt: a festa das marcas ‘da casa’

Muito se disse (e escreveu) sobre a ausência de alguns dos ‘major players’ da edição deste ano do Salão Automóvel de Frankfurt, que se realizou entre os dias 12 e 22 de setembro e até contou com protestos contra o impacto negativo da indústria automóvel nas alterações climáticas, mas as novidades apresentadas continuam a mostrar que este certame ainda tem um peso importante para as marcas da casa.

Mais Lidas
Drive Já viu por aí este carro, o Lynk & Co 01?

Pois, é natural que não. Para todos os efeitos, ainda não é vendido em Portugal. Trata-se de um SUV plug-in chinês, “primo direito” do Volvo XC40, que tivemos a oportunidade de testar em Madrid – a marca Lynk & Co está a lançar-se em Espanha e antes de 2023 não virá para Portugal – infelizmente...

Drive Opel Corsa: a ternura dos 40

Lançado em 1982, o Opel Corsa já se tornou um clássico da história do Automóvel. Quarenta anos e seis gerações depois, continua a povoar as nossas ruas, estradas, auto-estradas, ultrapassando já a fasquia dos 14 milhões de unidades vendidas.