Conversas

Chef Joachim Koerper: "Como empresário o maior receio é a crise económica"

Entrevistámos chefs de cozinha que se deparam, mais uma vez, com as portas dos seus estabelecimentos fechados. Joachim Koerper, o alemão à frente do já histórico Eleven, fala à MUST dos desafios que a restauração enfrenta neste momento.

20 de janeiro de 2021 | Rita Silva Avelar
Está aos comandos do Eleven, no Parque Eduardo VII, em Lisboa, há mais de uma década. É alemão (mas cozinha maravilhosamente bem a dieta mediterrânica) e ao longo dos anos tornou esta morada gastronómica numa referência nacional. Joachim Koerper não esconde, à MUST, o quão afetada está a área em que trabalha, mas lê-se nas entrelinhas que a paixão pela cozinha não o deixa parar. Recentemente, associou o Eleven a uma plataforma de entregas e continua aos lemes da sua cozinha com firmeza e persistência.

Estamos de volta a um segundo confinamento. Era algo que previa, de certa forma?

Sim; diante da falta da falta de consciência de algumas pessoas, lamentavelmente era previsível esta situação. As pessoas "relaxaram" nas medidas por altura do Natal e o pior veio a registar-se.

Como se preparou, desta vez, no Eleven?

Da mesma maneira que no primeiro [confinamento] embora com mais experiência, com mais ofertas de menus, entrega mais eficaz e mais personalizada. Temos uma área própria no site com possibilidade de fazer os pedidos, para além de termos a possibilidade de  se ligar diretamente para o restaurante. Aderimos ao Volup, uma espécie de Uber Eats mas com um serviço mais premium e de maior qualidade.

Quais são os seus maiores receios neste momento, como empresário e chef?

Como empresário o maior receio é a crise económica que começamos a viver e como chef é manter a equipa do restaurante.

Chef Joachim Koerper
Chef Joachim Koerper

Preocupa-o as famílias que tem "a seu cargo" através dos seus funcionários?

Sim! É a minha maior preocupação neste momento. A crise vai afetar todos e muita gente ficará sem os seus postos de trabalho. Infelizmente muitas famílias serão afetadas por isto.

Que medidas poderia ou pode tomar o Governo para apoiar a restauração, neste momento crucial?

Noutros países da Europa o Governo teve muito mais sensibilidade com a restauração. Por exemplo a Alemanha baixou o IVA. Porque não é possível implementar o mesmo em Portugal? São medidas que no imediato fazem a diferença num setor como o nosso.

Uma crise na restauração é inevitável, depois de tudo disto?

Sem dúvida! Muitos colegas não suportarão. Os mais pequenos não conseguirão manter os seus negócios. Já se vê isso hoje em dia. Espero que consigamos dar a volta.

Crê que há hábitos que vão mudar para sempre, também no que diz respeito à restauração? O que é que veio para ficar, com esta pandemia?

Depende de como saíremos disso. Nos próximos anos o uso de máscaras manter-se-á, entretanto, como temos memória curta, pode ser que nada fique.

Chef Joachim Koerper
Chef Joachim Koerper

Aprendemos a lição ou estamos longe disso?

Estamos longe disso! Vemos isso com as notícias que nos últimos dias ouvimos. É assustador como as pessoas desvalorizam os perigos. A vacina chegou é certo mas até estarmos todos livres de perigo, teremos longos meses pela frente. Há que ter essa consciência.

Saiba mais Chef, Joachim Koerper, Gastronomia, Eleven, Restaurantes, Confinamento, Covid-19, Pandemia, Restauração
Relacionadas

Este vinho foi ao espaço e agora está de volta

Foram 12 as garrafas de vinho francês de Bordéus que estiveram em “missão” na Estação Espacial Internacional e que agora regressam à Terra. O propósito maior? Testar os efeitos da gravidade zero neste néctar.

Mais Lidas
Conversas Vinil mania, confissões de um colecionador

Tem em casa mais de 15 mil vinis, arrumados por ordem alfabética. Mas Joaquim Paulo é muito mais do que o colecionador obstinado. Apaixonado por discos, aprendeu a fazer trabalho de detective, sempre na senda das raridades. E, como não lhe chegava descobrir pérolas do jazz para consumo próprio, criou a Mad About Records, uma editora especializada na reedição de discos raros.

Conversas “O vinho Tal da Lixa foi uma noite mal dormida”

Óscar Meireles é o rosto discreto do Monverde Wine Experience Hotel, premiado este ano com o “Best of Wine Tourism” da Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos. Por trás, está a sua Quinta da Lixa que produz mais de seis milhões de litros de vinho verde por ano, metade dos quais para 35 mercados fora de Portugal.