Prazeres / Artes

Pelos bastidores da Chanel

A maison francesa acaba de lançar um livro no qual revela tudo sobre a magia que acontece dentro dos seus ateliês.

Foto: Chanel
21 de agosto de 2019 | Must

Sempre quis compreender a magnitude de todo o processo que precede um sempre aguardado desfile de moda? Agora já pode. Chanel, The making of a collection, ilustrado por Jean-Philippe Delhomme e com textos de Laetitia Cénac pretende ser um guia detalhado do trabalho que é feito nos ateliês da Chanel.

Ilustração do livro
Ilustração do livro "Chanel, The Making of a Colection" Foto: Chanel

A icónica maison francesa criada por Gabrielle Chanel é uma viagem pelo que acontece no mítico número 31 da rua Cambon, mais concretamente a história da produção da coleção primavera-verão de 2019 e da coleção Métiers d’Art 2018, ambas ainda com o comando criativo de Karl Lagerfeld. O livro tem acesso sem precedentes às oficinas da Chanel: desvendam-se as técnicas dos artesãos; compartilham-se os segredos dos métiers da casa e inclui-se uma entrevista com Lagerfeld sobre algumas das suas últimas cirações.

Ilustração do livro
Ilustração do livro "Chanel, The Making of a Colection" Foto: Chanel

Em 2018, a Netflix já havia divulgado um documentário dedicado à preparação do desfile de alta-costura primavera/verão 2018 da Chanel, acompanhando Karl Lagerfeld no desenvolvimento de um processo gracioso e muito minucioso. Depois disso, no início deste ano, o mundo assistiu em luto à partida do kaiser da moda, aos 85 anos de idade. A direção criativa da Chanel é agora ocupada pelo seu braço direito nos últimos anis, Virginie Viard.

Ilustração do livro
Ilustração do livro "Chanel, The Making of a Colection" Foto: Chanel
Saiba mais artes, livro, moda, Chanel, maison francesa, atelier, Karl Lagerfeld
Relacionadas

As musas do calendário Pirelli

Fotografado pelo italiano Paolo Roversi, o calendário para 2020 vai contar com Emma Watson, Kristen Stewart, Claire Foy ou Rosalía, bem como outras atrizes e mulheres do mundo das artes.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Artes Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.