Prazeres / Artes

O que é que Robert Pattinson tem?

Um filme que passou despercebido a muitos, O Farol, lança-nos um olhar diferente ao ator inglês que aqui despe definitivamente as camadas fantasiosas da personagem crepuscular de Edward Cullen. Eis aquilo a que podemos chamar um belo renascer das cinzas.

13 de janeiro de 2020 | Rita Silva Avelar

Quer tenhamos ou não visto os filmes d’a saga Crepúsculo (Twilight, no original), é quase inevitável não pensarmos, entre outros nomes, no do ator Robert Pattinson. Nestes cinco filmes -adaptados ao cinema a partir dos livros da autora norte-americana Stephenie Meyer – o ator iglês vestiu a personagem de Edward Cullen. Assim como, e apesar de ter feito outros filmes, associaremos para sempre Arnold Schwarzenegger à saga Exterminador Implacável, ou Harrison Ford a Han Solo, n’A Guerra das Estrelas – e a lista continua. São as sagas e os atores de culto. Robert Pattinson nasceu a 13 de maio, em 1986, em Londres, e cresceu a sul da cidade, em Barnes. Com início de carreira pouco glamoroso – pois em 2004, quando teve o seu primeiro e pequeno papel em Vanity Fair, de Mira Nair, viu a sua cena ser cortada, descobrindo-o apenas na estreia – Pattinson surge pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, em 2005, como Cedric Diggory.

Mas o que sabemos, na verdade, sobre a identidade que Pattinson tem vindo a construir como ator? Apesar de "o mundo" estar a falar (e de maneira até controversa, havendo até petições para que a Warner Bros reconsiderasse o seu casting) da seu surpreendente escolha como o "novo" Bruce Wayne em The Batman (2020) Pattinson acaba de oferecer uma faceta raríssima de si mesmo enquanto ator. E a crítica tem-lhe sido favorável. No filme a preto e branco O Farol (The Lighthouse) de Robert Eggers (realizador de The Witch, 2015) e ao lado de um não menos brilhante e enlouquecido William Dafoe, vemo-lo como co-protagonista de uma história de tensão misteriosa, enigmática e até sinistra entre dois homens isolados numa ilha remota com a missão de vigiar um farol. São eles Tom Wake e Ephraim Winslow, Dafoe e Pattinson, respectivamente. Nas simultaneamente auspiciosas e inquietantes expressões e gestos de ambos, apreciamos com alguma incredulidade a sua desfiguração perturbadora, principiando-se à loucura. Pattinson, em particular, torna-se mais enlouquecido e febril à medida que a obra progride. Espiral decadente, essa, que torna este filme num insaciável e indecifrável mistério (ou, como na gíria dos cinéfilos se diria, num verdadeiro, desculpem-nos o estrangeirismo, mindfuck).

Robert Pattinson e William Dafoe, em O Farol (The Lighthouse).
Robert Pattinson e William Dafoe, em O Farol (The Lighthouse).

Em setembro passado, durante a apresentação deste mesmo filme no Festival de Cinema de Cannes, o ator estava também, a preparar-se para começar a filmar (a maior parte das cenas, na Estónia) um dos mais esperados filmes do ano atual: Tenet, do celebrado realizador Christopher Nolan, cuja estreia mundial acontece a 21 de junho. A verdade é que depois d’A Saga Twilight, o jovem ator de 33 anos deu mostras de querer "desligar-se" da sua personagem tão adorada (tornando-se mesmo no ator mais cobiçado desde que o mundo enlouqueceu com Leonardo DiCaprio em Titanic) distanciar-se dos filmes das "massas" – ou dos blockbusters - preferindo projetos mais indie ou até mesmo independentes como em Cosmopolis (2012) ou Mapas para as Estrelas (2014), ambos de David Cronenberg, A Cidade Perdida de Z (2016) de James Gray, Good Time (2017) dos irmãos Safdie, no cósmico High Life (2018) da francesa Claire Denis ou nos filmes de David Michôd, The Rover - A Caçada (2014) e O Rei (2019). Embora nos pareça avançar num passo decidido quanto à sua carreira no cinema, numa entrevista recente ao diário The Guardian revela que continua a achar que não sabe representar. "Eu só sei representar cenas de três maneiras" confessou, na entrevista publicada no final de dezembro passado. "Estou sempre nervoso, em todos os filmes." Modéstia à parte, a verdade é que, a pouco e pouco, Robert Pattinson vai afastando de si a "sombra crepuscular" que o rodeava desde então.

O filme O Farol estreia a 31 de janeiro de 2020 e encerrou o festival de cinema Lisbon & Sintra Film Festival em novembro do ano passado.

Saiba mais Robert Pattinson, A Saga Twilight, , Stephenie Meyer, Edward Cullen, O Farol, The Lighthouse, , Vanity Fair, The Batman, Londres, The Tenet, Christopher Nolan
Relacionadas

Meryl Streep, afaste-se, por favor…

Edith Head é a mulher que teve mais nomeações para o Óscar e que arrebatou o maior número de estatuetas douradas. Relembramos a mulher feia e mal vestida que criou cerca de 500 guarda-roupas, ao longo de 57 anos. Mas o verdadeiro talento da costume designer era mentir, manipular e ficar com os louros da equipa. Teve azar. Recordamos este texto de 2019 na contagem decrescente para os Óscares deste domingo, 12.

Top 50 de "A Guerra das Estrelas"

Passados 42 anos, a saga da Guerra das Estrelas chega, finalmente, ao fim com a estreia de A Ascensão de Skywalker marcada para o dia 19 de dezembro deste ano. Como se comportam os filmes principais e os recentes spinoffs? O seu preferido ainda é 'O Império Contra-Ataca'? E quão bem conhece os filmes? Fazemos um levantamento dos pontos altos e baixos, das cenas mais importantes e das falhas. Aviso: contém spoilers.

As Bond girls mais sexy de sempre

De Ursula Andress a Denise Richards, passando por Halle Berry e Monica Bellucci, estas são as mulheres mais icónicas que passaram pelos 25 filmes de James Bond desde 1962.

Banda sonora para a vida

Chama-se O Método mas nasce do rasgo de indisciplina de um talento nato. Escutámos o mais recente trabalho de Rodrigo Leão, que se aventura agora num território mais eletrónico.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.