Prazeres / Artes

Mccormick House, uma jóia da arquitetura recuperada

É um dos importantes exemplos da criatividade de Mies van der Rohe e vai, ao fim de mais de duas décadas, separar-se do Elmhurst Art Museum, nos Estados Unidos.

Foto: Hedrich Blessing Archive, HB17555A, Chicago Historical Society
26 de setembro de 2019

Construída em 1952, a casa foi um protótipo de Mies van der Rohe, que mais tarde serviria para a construção pré-fabricada de um bairro residencial nos subúrbios de Chicago.

Apesar das estruturas inovadoras, o projeto nunca chegou a atrair compradores suficientes para continuar a construção, e passou a servir de residência de Robert Hal Mccormick (um dos empreendedores originais do projeto), de quem obteve o nome. Pertenceu a várias famílias até ser adquirida em 1994 pelo museu norte-americano, servindo de escritório administrativo até 2015. Depois de adquirida, a casa foi deslocada e incorporada no edifício principal através de um corredor, que cobria a entrada original da mesma.

Após a destruição desse mesmo corredor, a casa renasce na exposição "Mccormick House- Past, Present, Future", que reencena a habitação num ambiente privado e familiar com mobiliário moderno característico de meados do século XX.

A exposição expande-se numa divisão inaugurada em 2018, onde o curador Robert Kleinschmidt criou um quarto infantil com mobília da época. É também a continuação de um projeto de 2017, que tinha como objetivo o restauro da casa à semelhança do design original, passando pela remoção do corredor.

O objetivo da exposição é trazer aos visitantes a dimensão doméstica da casa, assim como a história da mesma. A partir do dia 15 de setembro a exposição passou a contar com visitas guiadas semanais, sendo que um dos guias é um antigo residente da casa. Além disso, a exposição conta também com vários eventos até ao fim de outubro, explorando o legado arquitetónico de Chicago e a importância da sua preservação. 

Interior atual da casa Mccormick
Interior atual da casa Mccormick Foto: James Prinz
Interior atual da casa Mccormick
Interior atual da casa Mccormick Foto: James Prinz

 


Interior da casa Mccormick nos anos 50
Interior da casa Mccormick nos anos 50 Foto: Hedrich Blessing Archive, HB17555A, Chicago Historical Society
Interior da casa Mccormick nos anos 50
Interior da casa Mccormick nos anos 50 Foto: Hedrich Blessing Archive, HB17555A, Chicago Historical Society
Saiba mais arte, arquitetura, modernismo, anos 50, EUA
Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.