Prazeres / Artes

Hollywood está a fazer filmes contra os ricos

Pelo menos a julgar por algumas das estreias no Festival de Cinema de Toronto. De 'Ousadas e Golpistas', com Jennifer Lopez a 'The Laundromat', de Steven Soderbergh, que conta com Meryl Streep e Gary Oldman.

'Ousadas e Golpistas', com Jennifer Lopez
'Ousadas e Golpistas', com Jennifer Lopez Foto: STXFilms
20 de setembro de 2019 | Bloomberg

Os filmes de Hollywood sempre precisaram de um vilão, e os ricos têm sido um alvo fácil desde os dias de A Felicidade Não Se Compra até Wall Street – Poder e Cobiça, Psicopata Americano e A Queda de Wall Street.

Mas temas como conduta financeira imprópria e luta de classes são mais proeminentes em filmes este ano, pelo menos considerando o que se viu no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

O antecipado The Laundromat, de Steven Soderbergh, que conta com Meryl Streep e Gary Oldman, é um mergulho ficcional nos esquemas mundiais de evasão fiscal que ficaram conhecidos como Documentos do Panamá.

Greed é uma farsa no estilo de documentário, com Steve Coogan como um magnata bilionário do retalho chamado Sir Richard "Greedy" McCreadie - um retrato pouco disfarçado de Sir Philip Green – que retrata a comemoração do seu aniversário dos 60 anos com os seus amigos plutocratas na ilha grega de Míconos.

O documentário Red Penguins lança um olhar sobre a corrupção por detrás da ressurreição da equipa de hóquei do Exército Vermelho da Rússia após a Guerra Fria e a sua infeliz parceria com os Pittsburgh Penguins da NHL.

Made in Bangladesh mostra trabalhadores explorados no país do sul da Ásia. Até o personagem principal de Coringa é espancado por um grupo de corretores bêbados.

Mas o retrato mais marcante da guerra económica no festival é representado por Parasita, um filme do diretor sul-coreano Bong Joon-ho que ganhou a Palma de Ouro quando estreou em Cannes no início do ano. Trata das artimanhas de uma família humilde para conseguir trabalhar na casa de um executivo rico. "As pessoas ricas são realmente ingénuas", diz o patriarca no início do filme.

Mas o filme mais emblemático de Wall Street, a julgar pela reação do público em Toronto, é Ousadas e Golpistas. Com Jennifer Lopez e Constance Wu, protagonista de Podres de Ricos, como dançarinas exóticas a tentar sobreviver em Nova Iorque após a recessão, o filme mostra como a dupla tenta enganar profissionais de Wall Street, atraindo homens com a perspetiva de uma noite sexual, depois drogando-os e roubando-lhes o dinheiro.

É uma visão chamativa de temas sobre controlo, empoderamento feminino e ganância em Wall Street, que investiga as ambiguidades morais do mundo dos negócios. Como a experiente e carismática Ramona, Lopez acredita que o país pode ser visto como um clube de striptease metafórico: "Há pessoas a mandar dinheiro para o ar", e pessoas a dançar conforme a música.

Saiba mais Hollywood, Wall Street, Jennifer Lopez, artes, cultura e entretenimento, Festival de Cinema de Toronto
Relacionadas

Roteiro pelas novas capitais da Moda

Nova Iorque, Milão, Londres e, claro, Paris são as capitais de Moda consagradas. Mas a globalização do mercado e a procura da novidade fazem emergir novos epicentros de moda em cidades surpreendentes e recheadas de novidades.

Contra fatos não há argumentos

Os fatos brancos com corte de alfaiataria ganham vida com pormenores de cor e contrastam com os acessórios em cores quentes. Perfeitos para o regresso ao trabalho.

Ralph Lauren, o designer que construiu um império

Desengane-se quem pensa que Ralph Lauren é apenas um designer de moda. Arquiteto de um império, colecionador de carros clássicos, ícone do estilo e do sonho americano são traços que fazem dele uma personalidade incontornável do século XX e da atualidade. Prestamos-lhe homenagem na boleia da celebração dos 50 anos da sua marca e do seu talento.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Artes Jaime Monge, o arquiteto que virou artista, em exposição

No Dia Mundial da Arte, a marca espanhola de sapatilhas Hoff une forças com o artista para uma celebração especial. Reconhecido pelas suas obras que combinam figuras humanas em 3D com um estudo meticuloso da arquitetura do espaço, Monge traz uma perspectiva que lhe é pessoal para a arte contemporânea.