Prazeres / Artes

As cores de Maria Mergulhão chegaram ao Algarve

O Museu Municipal de Faro recebe Messages in a Bottle, uma exposição de arte contemporânea dedicada às obras da artista portuguesa.

"I changed the lock bitch" de Maria Mergulhão
"I changed the lock bitch" de Maria Mergulhão
05 de dezembro de 2019 | Vitória Amaral

A partir desta quinta, 5 de dezembro, Faro vai receber uma exposição da artista Maria Mergulhão, cujo trabalho abrange a pintura, mas também a performance e a poesia. Intitulada de Messages in a bottle, esta apresenta uma seleção de pinturas que exploram os clichés da música pop e mais particularmente frases que definam certos aspetos do conceito de feminilidade e sirvam de referência e inspiração para a emancipação sexual da mulher de hoje.

Sempre com uma conotação confessional, cada uma das suas pinturas toma grandes dimensões de cores gritantes, revelando palavras ou frases carregadas de emoção. A plasticidade destas peças resulta da associação a técnicas como o grafitti, em contraste com o uso de figuração, pintura abstrata e texto. Maria Mergulhão interroga-se também sobre o papel do plágio no mundo da arte. A exposição estará até 23 de fevereiro de 2020 no Museu Municipal de Faro.

"I'm Feeling Myself" de Maria Mergulhão
Saiba mais Museu Municipal de Faro, Maria Mergulhão, pintura, arte, exposição
Relacionadas

O bad boy da arte britânica

Tem um museu e divide os críticos como ninguém. Comercial, fraude, génio? Aqui, Damien Hirst fala de tudo o que lhe tem acontecido desde que se tornou famoso. As tremendas bebedeiras incluídas… Recordamos o artigo publicado na MUST em 2018.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.