Prazeres / Artes

O épico ‘1917’ estreia a 23 de janeiro nos cinemas nacionais

Filme do realizador Sam Mendes acompanha dois jovens soldados britânicos numa missão quase impossível no auge da Primeira Guerra Mundial.

A carregar o vídeo ...
07 de janeiro de 2020 | Aline Fernandez

Com nove nomeações para os BAFTA, depois de arrecadar os Globos de Ouro de Melhor Realizador e Melhor Filme na 77ª edição dos prémios, o aclamado filme 1917 marca a estreia do realizador britânico Sam Mendes também como argumentista, em parceria com Krysty Wilson-Cairns. A banda sonora promete ser potente, já que está a cargo de Thomas Newman, que trabalhou com Mendes em obras como Beleza Americana (1999) e 007: Skyfall (2012), já tendo sido nomeado para 13 Óscares. 

George MacKay e Dean-Charles Chapman são os protagonistas e interpretam dois soldados com a missão de salvar a vida de 1600 homens. Eles caminham para uma armadilha, encarregues de entregar uma mensagem para cancelar um ataque planeado para o dia seguinte. O épico passa-se  a meio da Primeira Guerra Mundial e também tem no elenco atores como o premiado Colin Firth, Benedict Cumberbatch, Mark Strong, Andrew Scott, Richard Madden, entre outros.

A pensar no ponto de vista da experiência das personagens, a ação acontece em tempo real e o filme possui uma técnica que simula um único plano-sequência, o que acentua o sentido de urgência.

O oitavo filme de Sam Mendes conta também na equipa com a direção de arte do canadiano Dennis Gassner, vencedor de um Óscar de Melhor Direção de Arte em 1991, com Bugsy e nomeado para cinco Óscares, de entre os quais o admirado Blade Runner 2049 (2017). A direção de fotografia ficou a cargo do vencedor do Óscar Roger Deakins.

Saiba mais filme, 1917, cinema, Primeira Guerra Mundial, Sam Mendes, soldado, guerra
Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Artes Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.

Master Pieces E Deus criou a Mulher

Para que não fique a acreditar que a mulher mais sensual do mundo é Monica Bellucci, mostramos-lhe outras que, muito antes dela, deram a volta ao mundo e à cabeça dos homens. A escolha não foi fácil. Eis, então, cinco verdadeiras obras-primas da Natureza.