Viver

Silenseas. O maior veleiro do mundo será amigo do ambiente

O luxuoso navio de 220 metros de comprimento terá mais do que uma piscina, vários restaurantes e capacidade para ser a "casa flutuante" de 120 passageiros.

Modelo Silenseas.
Modelo Silenseas. Foto: Maxime d'Angeac/ Martin Darzacq
31 de janeiro de 2023 | Ana Filipa Damião

O livro do Guinness terá em breve mais um recorde nas suas páginas no que toca à construção naval. Espera-se que o maior veleiro do mundo, encomendado pelo grupo hoteleiro Accor à empresa de construção Chantiers de l'Atlantique, esteja em alto mar já em 2026. O design do Silenseas, como foi batizado, baseia-se na tecnologia de navegação à vela que a Chantiers de l'Atlantique tem vindo a desenvolver desde 2018. O veleiro de 220 metros de comprimento conta com três velas de fibra de carbono (tecnologia SolidSail), um material leve e resistente, cada uma com uma extensão de 1500 metros quadrados e com a possibilidade de serem dobradas.

O sistema de propulsão híbrido - energia eólica e motor a gás natural liquefeito (GNL) - tornará o Silenseas um modelo de referência no que toca à sustentabilidade, afirma Laurent Castaing, diretor executivo da Chantiers de l'Atlantique, na página de apresentação do navio. A ideia é que seja poupado cerca de 30 a 40% de combustível graças ao sistema de navegação. 

O luxuoso barco será composto por 54 cabines de cerca de 70 metros quadrados, uma suíte presidencial de 1,415 metros quadrados com terraço privado, duas piscinas dois restaurantes, sem esquecer um anfiteatro para espetáculos e os tratamentos de spa. Tanto a planta como a decoração interior serão da autoria do arquiteto Maxime d'Angeac. O navio terá capacidade para transportar até 120 passageiros.

Saiba mais Silenseas, Veleiro, Tecnologia, Sustentabilidade
Relacionadas
Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.