Viver

O truque de Bill Gates para gerir o dinheiro numa crise financeira

Investir primeiro na educação e seguir a teoria do 'pessimista-otimista" são algumas das chaves para o sucesso, afirma o multimilionário.

Foto: Getty Images
12 de agosto de 2022

Saber gerir as finanças pessoais é uma competência essencial, especialmente em tempos de crise. E é aqui que os conselhos financeiros de Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo, podem revelar-se uma mais-valia para a carteira, principalmente agora que o mundo inteiro experiencia o aumento da inflação.

Em primeiro lugar, há que ter a certeza de que as poupanças estão garantidas, antes de se investir seja no que for. É preferível "errar pelo lado da prudência", de acordo com Gates. Depois, o primeiro investimento deve ser gasto em formações e educação, ou seja, no futuro.

Embora tenha abandonado Harvard em 1975 para criar a Microsoft, o multimilionário insiste que estes passos são importantes para o caminho do sucesso. Dado que indivíduos com uma educação superior têm mais oportunidades de trabalho, e de conseguirem cargos mais altos e melhores ordenados, além de possuírem mais conhecimento e contactos.

Contudo, a maior estratégica de Gates no que toca à gestão de dinheiro está relacionada com a teoria do "pessimista-otimista", a qual referiu numa entrevista à CCN. "Só se pode ser otimista a longo prazo se se for suficientemente pessimista para sobreviver a curto prazo". Por outras palavras, poupar como um pessimista, estando, assim, preparado para qualquer imprevisto ou recessão, e investir como um otimista, tendo sempre em conta o background e os objetivos de qualquer empresa ou negócio, algo que aprendeu com o amigo e também multimilionário Warren Buffett, CEO da Berkshire Hathaway.

 

 

Saiba mais Finanças, Bill Gates, Dinheiro, Crise Económica, Conselhos
Relacionadas

Entrevista Bill Gates. “Sim, eu trabalho no mundo das vacinas. Mas alegar que eu controlo o corpo das pessoas é bizarro”

Como está Bill Gates a aguentar-se um ano depois de se ter separado de Melinda, a mulher que partilhou a sua vida e a sua paixão pela filantropia? Gates conta como é ter voltado a estar ‘solteiro’ – e como se tem mantido ocupado, a esquivar-se aos anti-vacinas e usando a sua fortuna para combater a próxima pandemia. Primeira parte de uma grande entrevista com o multimilionário.

Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.