Viver

Este é o segredo para nunca perder a motivação

Se seguir estas dicas, garantimos-lhe que irá alcançar os seus objetivos.

Will Smith no filme 'Em Busca da Felicidade'
Will Smith no filme 'Em Busca da Felicidade' Foto: IMDB
17 de janeiro de 2022 | Ana Filipa Damião

No mundo ocidental, é costume fazer-se uma resolução no dia de ano novo, acompanhada de champanhe e das doze passas que comemos à meia noite. Como magia, descobrimos um novo entusiasmo para aprender novas línguas, para ir ao ginásio, para viajar mais, etc. Porém, a maioria das pessoas desiste das suas resoluções pouco tempo depois (se durar até fevereiro já é bom) porque encontrou obstáculos pelo caminho ou não se sente motivado. E isso é compreensível, mas não têm de ser assim.

Existem três regras de ouro para nunca perder a motivação e deixar o seu objetivo por realizar, segundo os especialistas em psicologia, citados pelo site da revista GQ espanhola. Como tal, este é um percurso que deve ser feito passo a passo e com objetivos realistas para, quando olhar para trás, sentir-se orgulhoso do que alcançou. Ora, vamos às regras:

Número 1: Uma vez iniciado, contemple o seu progresso e os obstáculos que ultrapassou;
Número 2: reduza os seus objetivos. Por exemplo, em vez de estudar uma nova língua cinco vezes por semana, faça-o apenas duas vezes por semana, se for esse o ritmo que prefere;
Número 3: aprenda com os seus erros, partilhe-os e procure conselhos sobre como seguir em frente.

Se mantiver estas dicas em mente, atingir a meta será mais fácil e agradável. Dito isto, não se pode esquecer que cada indivíduo aprende novas competências ao seu próprio ritmo e que ser paciente é essencial nestas ocasiões.

Saiba mais motivação, sucesso
Relacionadas

O novo acessório de treino: um espelho virtual

Parece saído de um episódio da série Black Mirror, de tão futurista que é. Mas este espelho já é um dos mais desejados na wishlist dos acessórios de treino dos desportistas. Saiba porquê.

Estes são os truques para trabalhar os abdominais

Seja para iniciantes nos treinos ou para especialistas, conseguir ter a zona abdominal definida é exigente para todos: requer resiliência, motivação e consistência. Conheça os melhores exercícios.

Como manter a chama durante o confinamento

Como aproveitar as horas em casa para ter o melhor sexo da sua vida! Ou pelo menos continuar a ter sorte, o que é seguramente melhor do que rever todas as temporadas da Guerra dos Tronos.

De uma semana a um ano, o que acontece ao seu corpo quando deixa de treinar

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.

Mais Lidas
Viver Arte, moda e lifestyle na Avenida Open Week

De 4 a 10 de maio, a artéria emblemática de Lisboa abre as suas portas para revelar os seus segredos mais bem guardados, partilhar conhecimentos e oferecer uma imersão no seu mundo de luxo e sofisticação.