Viver

De álcool proibido na rua a roupas modestas. As regras para visitar o Mundial de Futebol no Qatar

A comissão responsável pela organização do aguardado evento publicou em detalhe todas as regras que os fãs do campeonato terão de seguir, de acordo com os costumes do país conservador.

Estádio Khalifa em Doha, Qatar.
Estádio Khalifa em Doha, Qatar. Foto: Getty Images
03 de outubro de 2022 | Ana Filipa Damião

Este ano, o Campeonato Mundial de Futebol - ou Fifa World Cup - realiza-se no Qatar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Recentemente, a comissão organizadora do evento revelou as regras estabelecidas para o mesmo, regras estas que todos os visitantes terão de seguir. Trata-se de um documento de 16 páginas denominado Qatar: Do’s and Dont’s, avançou o site da GQ francesa. 

Situado Médio Oriente, o Qatar é um país historicamente conservador, e com grande parte da sua população ligada à religião islâmica. Por norma, os estrangeiros que o visitam têm de obedecer a certas regras e costumes, e o mesmo será esperado durante o campeonato. 

Vamos a exemplos. Ao entrar na casa de alguém, é proibido cumprimentar as mulheres com um aperto de mão ou com abraços, sendo a alternativa saudá-las com a mão direita sobre o coração. Para beber chá árabe, deve ser usada apenas a mão direita. Em público, é considerado rude olhar as pessoas nos olhos e demonstrações de afeto são vistas como algo desagradável e inadequado. Respeitar as áreas específicas para mulheres e para homens é de extrema importância. 

O álcool não é um costume no Qatar, mas podemos beber à mesma? Não é permitido transportar bebidas alcoólicas, tal como produtos derivados de carne de porco, nem usufruir destas na rua, correndo-se o risco de ser preso. À exceção dos residentes, os únicos locais onde se pode comprar álcool serão nos estabelecimentos com licença para tal (hotéis, bares e restaurantes) afirmou a FSA, a Football Supporters Association. Uma garrafa de cerveja num hotel com licença irá custar cerca de 15 euros, e uma caneca com cerca de meio litro ficará à volta dos 17 euros. Contudo, este tipo de bebidas serão também comercializadas em zonas designadas dos recintos que irão acolher os jogos, algumas horas antes e uma hora depois da partida, mas nunca durante a mesma. Em Doha, a capital do país, haveriá ainda uma fan zone com álcool à venda. Vale a pena referir que junto ao estádio serão criadas "tendas sóbrias" para aqueles que tiverem sob influência alcoólica durante o campeonato, uma alternativa suave às consequências impostas pela lei. 

Por fim, os adeptos de futebol que quiserem assistir aos jogos terão de apresentar um teste negativo à Covid-19 na chegada ao país, e serão obrigado as descarregar uma aplicação de telemóvel, controlada pelo governo, para que a sua localização seja rastreada em caso de doença.

Saiba mais FIFA World Cup 2022, Qatar, Campeonato Mundial de Futebol
Relacionadas

Isabel II, a Rainha dos Mundiais

"Morreu a rainha que viu todos os Mundiais. Se calhar, já adoentada, alguém lhe poderá ter dito – 'Vai perder o próximo Mundial, sua Alteza. Vai ser o primeiro sem si'. "Este não conta" – poderia responder ela."

As férias de luxo dos jogadores de futebol

Seja em Ibiza, nas Maldivas ou Bahamas, os dias de descanso das estrelas do futebol são sempre repletos de luxo e descontração. Descubra os lugares paradisíacos de eleição de jogadores como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Cesc Fàbregas ou Antoine Griezmann.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.