Viver

Chegaram os Samsung Galaxy S23, mas serão mesmo os melhores Android de sempre?

A Samsung acaba de revelar os Galaxy S23, Plus e Ultra e, assim de imediato podemos avançar que estão melhores, mais bonitos e...mais caros.

 Samsung Galaxy S23
Samsung Galaxy S23 Foto: Samsung
03 de fevereiro de 2023 | Bruno Lobo

A Samsung chama-lhe Nightography, e a ideia é chamar a atenção para as potencialidades da câmara fotográfica do S23 Ultra: "do amanhecer ao anoitecer". Para passar das palavras aos atos, organizou uma apresentação no Planetário da Marinha, em Lisboa, onde foi possível fotografar um céu completamente estrelado, e verificar que o nível de detalhe captado é realmente impressionante. Atenção, porque ninguém está ainda a sugerir que atirem a Nikon Z6II para o lixo, mas para fotógrafos de fim de semana, em situações de pouca luz, estes novos Samsung portam-se mesmo muito bem e tudo graças a um novo sensor de 200 MP. O maior da classe.

A Samsung chama-lhe Nightography, e a ideia é chamar a atenção para as potencialidades da câmara fotográfica do S23 Ultra:
A Samsung chama-lhe Nightography, e a ideia é chamar a atenção para as potencialidades da câmara fotográfica do S23 Ultra: "do amanhecer ao anoitecer". Foto: Samsung

A fotografia será, certamente, um dos pontos fortes dos novos Galaxy, e já falaremos mais sobre o tema, mas antes vamos conhecer um pouco melhor as outras suas características, começando por um aspeto que vale a pena destacar e que é, bem... o próprio aspeto do telefone. Nota-se que houve uma preocupação em dar continuidade às linhas e aos tamanhos dos modelos, mas surgiu também uma nova abordagem estética que está bem evidente nas lentes isoladas – em lugar de estarem integradas num bloco, como é padrão em quase todas as marcas. 

A Samsung já tinha dado esse passo com o S22 Ultra, e agora adota-o para os restantes modelos da série. Assim, o S23 Ultra permanece praticamente inalterado, mas os restantes ficam mais parecidos com ele. É verdade que gostos não se discutem, mas parece-nos um passo em direção a uma maior elegância. 

Houve uma preocupação com abordagem estética, que está bem evidente nas lentes isoladas – em lugar de estarem integradas num bloco, como é padrão em quase todas as marcas. 
Houve uma preocupação com abordagem estética, que está bem evidente nas lentes isoladas – em lugar de estarem integradas num bloco, como é padrão em quase todas as marcas.  Foto: Samsung

Depois, temos de destacar algo que não se vê, embora se sinta – e vá continuar a sentir daqui por um par de anos. Em 2023 a Samsung deu finalmente ouvidos aos consumidores europeus, que reclamavam que os seus Galaxy eram inferiores aos do resto do mundo – e com razão, porque vinham equipados com um processador Exynos inferior aos Snapdragon. Agora, todos os modelos vêm com os Snapdargon 8 Gen 2 que são, sem dúvida, os mais poderosos do mundo Android. E com um plus, porque utilizam uma versão "afinada" para trabalhar especificamente com a linha S, e assim hardware e software conseguem "comunicar" melhor e funcionar mais rápido. É por isso, também, que se vangloriam das capacidades como "consola de jogos" dos telemóveis ou basicamente de tudo o que exija maior capacidade de processamento. 

Todos os modelos novos vêm com os Snapdargon 8 Gen 2 que são, sem dúvida, os mais poderosos do mundo Android.
Todos os modelos novos vêm com os Snapdargon 8 Gen 2 que são, sem dúvida, os mais poderosos do mundo Android. Foto: Samsung

Mas regressemos então às câmaras, às quais a marca coreana foi buscar um aliado de peso: Mr. Ridley Scott. Exatamente, o realizador de Alien, Blade Runner, Gladiador e tantos outros filmes fantásticos está a gravar uma curta-metragem filmada unicamente com um Ultra, o que diz muito sobre a qualidade e a versatilidade do telefone. Claro que Ridley Scott usa gimbals, luzes e outros acessórios nas filmagens, mas é basicamente um telemóvel igual ao que qualquer um de nós pode levar no bolso. 

A marca coreana foi buscar um aliado de peso, Mr. Ridley Scott, que está a gravar uma curta-metragem filmada unicamente com um Ultra.
A marca coreana foi buscar um aliado de peso, Mr. Ridley Scott, que está a gravar uma curta-metragem filmada unicamente com um Ultra. Foto: Samsung

Tudo isto se passa com os Ultra, que estreiam este novo sensor de 200 MP desenvolvido pela Samsung. Na realidade trata-se de uma segunda geração, pois existe uma primeira que a marca nunca chegou a utilizar nos seus telefones, embora a tenha cedido à Motorola e à Xiaomi, que equipam alguns dos seus modelos mais recentes com ela. Infelizmente, o modelo normal do S23 e o Plus não só não vêm com o novo sensor, como nem recebem o da primeira geração ou sequer o sensor de 108 MP que tinha sido utilizado no Ultra anterior. A opção, pelo contrário, foi manter tudo exatamente como estava, deixando depois a cargo do novo processador realizar melhorias de imagem em fotografia e vídeo. A marca afirma que são significativas, mas ainda não foi possível fazer essa verificação. Por outro lado, recorrendo aos earbuds Galaxy 2 é possível captar o som em surround, independentemente do modelo utilizado.

Almost last, mas definitivamente not least, esta nova série S apresenta uma variedade de materiais reciclados superior à de qualquer outro smartphone Galaxy, o que inclui alumínio e vidro reciclados e plásticos provenientes de redes de pesca descartadas, garrafas e garrafões PET. Serão 22% de componentes reciclados, aos quais se somam as caixas, feitas com papel totalmente reciclado.

Recorrendo aos earbuds Galaxy 2 é possível captar o som em surround, independentemente do modelo utilizado.
Recorrendo aos earbuds Galaxy 2 é possível captar o som em surround, independentemente do modelo utilizado. Foto: Samsung

Agora sim, para terminar, os preços. O lado negro de todos os gadgets e certamente destes novos Galaxy que tiveram um importante acréscimo de preço relativamente à geração anterior. São assim necessários mais 109 euros para adquirir o modelo de 128 GB do S23 simples, e mais 170 para o modelo de entrada de gama de S23 Ultra, que tem agora 256 GB. Já a versão mais cara deste modelo custa 1869 euros. É muito dinheiro por um smartphone. A boa notícia é que está a decorrer uma campanha de prélançamento – os telefones vão chegar ao mercado no dia 17 de fevereiro – que permite comprar o modelo superior em memória pelo preço do inferior. Ou seja, o S23+ de 512 GB, por exemplo, está ao preço do de 256Gb, o que representa uma poupança de 120 euros. Quando tudo está tão caro, quem sabe seja de aproveitar.

Saiba mais Tecnologia, Galaxy S23, Samsung, Fotografia
Relacionadas

Estes earbuds cancelam o mundo

Testámos a capacidade que os novos Bose QuietComfort Earbuds II têm de silenciar os ruídos externos, e a experiência revelou-se imprevisível.

Mais Lidas