Prazeres / Sabores

Quem são os chefs e restaurantes preferidos do ano de 2022?

A 14ª edição dos prémios Mesa Marcada destacou, como grandes prediletos, o restaurante Ocean, do Vila Vita Parc, em Porches (Algarve) e Vasco Coelho Santos (1º lugar na categoria Chefs).

Foto: Pexels
31 de janeiro de 2023 | Rita Silva Avelar

Após seis anos de preferência de João Rodrigues e do seu Feitoria (o chef saiu, entretanto, do restaurante), Vasco Coelho Santos é o novo vencedor do primeiro lugar na categoria "Chefs". Esta foi uma das maiores novidades do Prémio Mesa Marcada, que aconteceu ontem, 30 de janeiro. O restaurante Ocean, no Vila Vita Parc, ganhou o primeiro lugar na categoria "Restaurantes".

É a primeira vez na história do evento que os dois principais prémios vão para restaurantes ou chefs fora de Lisboa - Ó Balcão de Rodrigo Castelo, em Santarém, em 7º e The Yeatman de Ricardo Costa em 6º -, e que uma mulher figura na lista dos 10 chefs preferidos: Marlene Vieira.

Os resultados dos "10 Preferidos do Mesa Marcada" (cuja lista completa inclui 380 restaurantes e 268 chefes) foram apurados a partir da votação de um júri constituído por jornalistas, bloggers, gastrónomos, chefes de cozinha e outras profissões ligadas ao meio gastronómico e da restauração. 

Mais distinções:

Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano: Seiva, de David F. Jesus valeu ao Seiva, em Leça da Palmeira

Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano: André Cruz (Feitoria).

Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do AnoMarlene, de Marlene Vieira

Prémio Especial Queijo São Jorge DOP Mesa Diária 2022 (melhor restaurante com preço moderado): O Velho Eurico, de Zé Paulo Rocha

Prémio Especial Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano: Comida Independente (Lisboa)

Prémio Especial Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano: festival Chefs on Fire, da Lohad, de Gonçalo Castel Branco. 

Os prémios.
Os prémios.
Saiba mais Prémio Especial Sogrape Restaurante Novo do Ano, Feitoria, Chefs on Fire, João Rodrigues, Ocean, Vasco Coelho Santos, Vila Vita Parc, Lisboa, Preferidos do Mesa Marcada, Marlene Vieira, economia, negócios e finanças
Relacionadas

Vinhos para beber no mês mais curto do ano

Foi uma imposição do imperador romano César Augusto que um dos dias de fevereiro passasse para agosto porque antes o mês tinha 29 dias (30 nos anos bissextos). Enfim, é empo suficiente para provar três tintos do Douro, Dão e Alentejo, um champanhe clássico, um Porto de Favaios e um branco de Monção e Melgaço. 

Mais Lidas