Prazeres / Lugares

Melides. Destino alentejano em expansão reconhecido pela Condé Nast

Entre a lista dos 23 melhores sítios do mundo para visitar em 2023 encontra-se um destino português. Em crescimento há vários anos e o preferido de alguns famosos (nacionais e internacionais), Melides é a escolha da Condé Nast Traveler.

Foto: Getty Images
30 de novembro de 2022 | Bianca Gregório com Rosário Castro.

Todos os anos a Condé Nast reúne os melhores destinos para apresentar aos seus leitores. Este ano a lista foi redigida - pela primeira vez - em conjunto com várias redações da Condé Nast Traveller, mais especificamente pelas edições inglesa, americana, espanhola e indiana. A versão espanhola afirma que a lista foi difícil de completar em 2022, tendo em conta todos os lugares únicos e inspiradores que se destacaram pela sua beleza, tranquilidade ou arquitetura.

A receita para a lista deste ano incluía ingredientes como sítios favoritos das redações, mas também algumas novidades. O que todos têm em comum? A classe e a capacidade de se reinventarem, mantendo sempre a sua essência.

Entre os 23 destinos apresentados, um deles é português. Falamos de Melides, no Alentejo litoral.

Melides é cada vez mais um sítio escolhido por turistas
Melides é cada vez mais um sítio escolhido por turistas Foto: Junta de Freguesia de Melides

Casa do designer Christian Louboutin, Melides tem vindo a crescer em turismo nos últimos anos por ficar localizada a meia hora da Comporta, lugar saturado por turistas e visitantes, mas também pela sua beleza única. É um local que prima pelo slow living, algo pelo qual os alentejanos são conhecidos - pela calma e inexistência de pressa no dia-a-dia. Daí ser um dos destinos prediletos de vários estrangeiros, que escolhem ir a Melides para descansar e desligar do trabalho. Foi, também assim, que começou com a Comporta.

Com um areal que vai de Tróia a Sines, Melides conta com extensos areais de praia – como é o caso da praia Galé, e cada vez mais sítios com uma arquitetura que vale a pena destacar. É o caso de Pa.te.os, um hotel do arquiteto Manuel Aires Mateus composto por quatro casas que têm vista para o lago de Melides, e rodeada de vários arvoredos. Apesar de estar num sítio que está virado para o Atlântico, este alojamento foi criado com influências mediterrânicas em mente. 

Pa.te.os tem uma arquitetura dominada por influências Mediterrâneas
Pa.te.os tem uma arquitetura dominada por influências Mediterrâneas Foto: @pa.te.os

O criador dos sapatos de sola vermelha também está a contribuir para o aumento de Melides com o nascimento de um hotel – Vermelho será o nome, e tem abertura prevista para a primavera de 2023. No coração da freguesia de Grândola - Melides - o hotel surge com base na ideia de "mudar tudo, para nada mudar", como afirma a Condé Nast Traveler espanhola, sobre as intenções de Louboutin. O hotel está a ser erguido no meio de vida selvagem, maioritariamente composta por vários tipos de árvores (carvalho, oliveira e cortiça) de forma a que a paz e a natureza características desta zona alentejana não desapareça, e sobreviva ao turismo. 

Melides é composto por um extenso areal de praias
Melides é composto por um extenso areal de praias Foto: Junta de Freguesia de Melides

Para além deste destino, ainda são mencionados na lista Zamora, em Espanha, Auckland, na Nova Zelândia, Marraquexe em Marrocos, Quénia,em África, Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, e Gales, no Reino Unido.

Fique a conhecer a lista na sua íntegra, aqui

Saiba mais Lugares, Alentejo, Melides, Condé Nast, Condé Nast Traveler, Destinos, Férias, Loubotin
Relacionadas

9 Aldeias do Xisto para visitar uma vez na vida

Algures, no centro de Portugal, há lugares com cheiro a lenha e pão acabado de fazer, onde o tempo ainda corre ao ritmo da natureza. Na rede das Aldeias do Xisto, os saberes e tradições são o ponto de partida para partir à descoberta de um vasto e variado território, que nesta altura do ano ganha ainda mais encanto

Portugal eleito "destino tendência" para 2023

As ilhas portuguesas têm despertado o interesse dos utilizadores espanhóis e britânicos da plataforma de viagens Skyscanner, uma vez que estão entre os destinos com um maior aumento de pesquisas.

Casa Nossa. A casa de Sofia Ulrich e José Avillez não é só deles

Uma casa para alugar junto ao Alqueva, no Alentejo, com 10 suites, uma sala de estar, uma biblioteca, um bar, uma garrafeira com espaço para prova de vinhos, uma divisão de cinema e espetáculos e, ainda, uma sala de jantar onde em cima da mesa vão estar pratos assinados pelo chef.

Mais Lidas