Prazeres / Artes

5 cenas de filmes icónicos que quase não aconteceram

O cinema tem o poder de eternizar falas e momentos como poucas Artes o fazem. Do diálogo entre Joe Pesci e Ray Liotta em Goodfellas, ao monólogo de Robert DeNiro em Taxi Driver, saiba que há sempre espaço para improviso.

Foto: IMDB
03 de dezembro de 2021 | Rita Silva Avelar
O Cowboy da meia-noite, 1969

Neste clássico dos anos 60, a produtora não tinha dinheiro para mandar fechar uma rua de Nova Iorque, então planeou filmar a cena em tempo real. Tudo era real, das pessoas aos carros, a entrar e a sair de cena, inclusive a cena em que um táxi quase bate em Dustin Hoffman. Nesse momento, o ator grita: "Ei, estou a caminhar aqui! Estou a caminhar aqui!" A fala, que foi improvisada, tornou-se parte do filme e é muitas vezes citada pelos nova-iorquinos.



Taxi Driver, 1976

Nenhum diálogo foi escrito para a cena em que Robert De Niro fica em frente ao espelho e experimenta a arma, em Taxi Driver, o filme que levou o ator a fazer de taxista vários meses, em Nova Iorque, ainda antes de as filmagens começarem. O diretor, Martin Scorsese, sugeriu que DeNiro improvisasse naquela cena, então o ator começou a brincar com a frase, hoje muito citada: "Estás a falar comigo? Estás a falar comigo?” (Are you talking to me? Are you talking to me?) repetindo a frase várias vezes, enquanto olha para o espelho.



Tudo Bons Rapazes, 1990

No início deste mítico filme de criminosos, um dos companheiros de Henry (Ray Liotta), Tommy Devito (Joe Pesci), conta uma história, e Henry elogia-o e diz: “Tu és muito engraçado". Pesci sai-se com um discurso improvisado, dizendo: "Eu sou engraçado como? Engraçado como se eu fosse um palhaço? Como se estivesse aqui para te entreter? Diz-me o que é engraçado" A sequência inteira baseou-se na experiência de vida real de Pesci como um jovem empregado de um restaurante, em que certa vez disse a um cliente, criminoso, que ele era engraçado. Martin Scorsese encorajou Pesci e Liotta a colocar essa história na cena sem dizer aos outros atores para que a câmara pudesse capturar a reação real.



Tubarão, 1975

O famoso monólogo do velho caçador de tubarões, Quint (Robert Shaw) em Tubarão (Jaws), de Steven Spielberg, é inesquecível. O ator tinha sugerido que todos bebessem um pouco para entrar no espírito, mas ele bebeu tanto que desmaiou. Mais tarde, nessa noite, chamou o diretor Steven Spielberg e pediu para refazer a cena no dia seguinte. Tinha-o reescrito sozinho e improvisou na perfeição.



Star Wars - O Império Contra-Ataca, 1980

Neste filme da saga Star Wars, a cumplicidade entre Han Solo (Harrison Ford) e a princesa Leia (Carrie Fisher) cresceu. Num dos diálogos, quando Leia diz a Harrison Ford que o ama, ele responde: “Eu sei”, uma fala que não estava no guião, mas que os realizadores acabaram por achar ser muito mais representativa do carácter arrogante de Han Solo, e, claro, foi motivo de riso. Curiosamente, a fala é repetida em Rise of Skywalker, quando ele diz a mesma linha ao seu filho.

Saiba mais Joe Pesci, Tudo Bons Rapazes, Star Wars, Cowboy, uma rua de Nova Iorque, Henry, Taxi Driver, Ray Liotta, Martin Scorsese, Leia, Steven Spielberg, Han Solo, Harrison Ford, artes, cultura e entretenimento, Cinema
Relacionadas

Temos de falar sobre 'West Side Story', de Steven Spielberg

O premiado cineasta apresentou ao mundo a sua versão de um dos mais aclamados musicais de todos os tempos – talvez mesmo a mais inclusiva até agora. Muito para lá da história de amor nuclear, aqui fala-se de preconceito, violência e poder. Um espelho dos tempos modernos, atualmente nos cinemas portugueses.

‘The Fabelmans’. Steven Spielberg a gostar dele próprio

Não é que o resto do mundo não goste também do realizador. Como não gostar de quem realizou Tubarão, Os Salteadores da Arca Perdida, ou Apanha-me Se Puderes? A questão é que agora é o próprio a autocontemplar-se - o que é perfeitamente legítimo.

Mais Lidas
Artes Livro sobre Issey Miyake: tudo o que sempre quis saber

Uma merecida homenagem ao estilista japonês, este livro reúne fotografias e esboços dos seus trabalhos para ilustrar uma cronologia e perfil detalhados, que contam as histórias por detrás das inspirações e ambições de designer revolucionário.

Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.