Estilo

Como um perfume inspirou um colar de diamantes sem preço

Há 100 anos surgiu o primeiro frasco de Nº5, possivelmente o mais emblemático perfume da casa francesa – e da perfumaria. A fragrância inspira agora um colar de Alta Joalharia.

Foto: Chanel
11 de maio de 2021 | Joana Moreira

Apenas algumas gotas de Chanel Nº5 e nada mais. Terá sido essa a resposta de Marilyn Monroe a um repórter perante a questão do que usava para dormir. A ousadia da atriz norte-americana ficou célebre, tão célebre quanto o perfume, que se tornou um dos mais populares do mundo.

Agora, a propósito do centenário do seu lançamento, a marca decidiu fazer uma coleção de joalharia com 123 peças em homenagem à icónica fragrância. Entre elas está um colar de diamantes com 55,55 quilates, em diamantes e ouro branco. E está lá tudo: a silhueta retangular, a tampa, as referências que evocam o frasco que remonta a 1921. E, claro, o número da sorte, no peso (55,55) e no fecho do colar, um enorme 5 cravado com pequenos diamantes. A predileção pelo algarismo 5 vem desde o tempo de Gabrielle Chanel, fundadora da marca, que via no número algo de especial. Além de ser assumidamente o seu algarismo favorito, o perfume Chanel Nº5 foi também a quinta fragrância no repertório da marca. Foi também, como de resto várias das coleções da criadora, apresentada publicamente a 5 de maio.

De todas as peças criadas a propósito do centenário do perfume, é este colar o que está a gerar mais burburinho. É que o diamante central no colar em questão é agora o maior e mais valioso diamante numa peça de alta joalharia da maison. Além das dificuldades em acertar no peso, pelo preciosismo em atingir o 55,55, também o design da pedra foi trabalhado ao pormenor para que replicasse as proporções do frasco e fosse facilmente reconhecível enquanto inspiração da joia.

Colar de diamantes com 55,55 quilates, em diamantes e ouro branco, Chanel
Colar de diamantes com 55,55 quilates, em diamantes e ouro branco, Chanel Foto: Chanel

Apesar de todo o aparato em torno do colar – a marca garante que não entrará em competições de tamanho de diamantes – de nada valerá apostar no preço. Nem no da etiqueta nem do potencial leilão. Isto porque a peça não estará a venda. "É um marco histórico na história da Alta Joalharia da Chanel, e seria uma pena reservá-lo para apenas a um cliente", explicou Marianne Etchebarne, diretora geral do departamento de marketing da divisão de fine jewelry e relojoaria da marca, ao jornal The Telegraph. "Uma vez vendidas, nunca se vêem as joias. Por isso decidimos mantê-lo (o colar) como parte da história criativa da Chanel, para partilhar com muitas pessoas por todo o mundo", frisou.

Colar de diamantes com 55,55 quilates, em diamantes e ouro branco, Chanel
Colar de diamantes com 55,55 quilates, em diamantes e ouro branco, Chanel Foto: Chanel

Descartando-se a hipótese de venda, é certo que a peça estará habitualmente onde está parte do arquivo histórico e de património da marca francesa, na Place Vendôme, em Paris. Ocasionalmente, é possível que a peça surja num pescoço de alguma das celebridades embaixadoras da marca. Resta saber que ocasiões estarão à altura.

Saiba mais Chanel Nº5, Marilyn Monroe, artes, cultura e entretenimento, diamantes
Relacionadas

O Diabo está nos detalhes

Brad Pitt usa colares longos, Timothée Chalamet adora anéis, Harry Styles não dispensa as pérolas e Johnny Deep é fã de correntes e pulseiras. As joias sempre fizeram parte do guarda-roupa masculino e voltam agora a ser fundamentais.

O regresso dos luxuosos relógios dos anos 70

A década de 70 está na moda com uma nova interpretação do luxo desportivo e colorido, uma tendência que a relojoaria nunca abandonou. Por isso, os relógios são o acessório do momento.

Benfica celebra 120 anos com coleção de joias e diamantes

Diamantes da Luz é o nome da coleção de diamantes – feitos a partir do carbono da relva do estádio da Luz – que o Sport Lisboa e Benfica vai lançar para marcar o aniversário dos 120 anos. Agora, os adeptos podem andar sempre com um pedaço do relvado do "glorioso".

Mais Lidas
Homem do mês O estilo de Héctor Bellerín

O jogador do Arsenal é ativista, empresário e presença regular em galerias de arte e desfiles de moda. Vegan desde 2017, prometeu plantar três mil árvores na Amazónia por cada vitória,

Estilo Os 10 homens com mais estilo da Internet

Numa era em que todos procuram ideias de estilo, saiba quem são os melhores instagramers a seguir de todos os cantos do mundo. A nossa escolha não é feita pelo número de seguidores ou por serem famosos, mas sim porque são os homens mais bem vestidos e com mais estilo.