Viver

O telemóvel "ouve" mesmo o que dizemos, mas há forma de o travar

Um estudo de uma empresa inglesa descobriu que a opção "aceder ao microfone" pode estar a fazer com que lhe apareçam anúncios publicitários aparentemente personalizados.

Foto: Pexels
31 de março de 2023 | Rita Silva Avelar
Durante muito tempo, a suspeita foi considerada uma quase paranóia do utilizador: com frequência, e depois de conversarmos com alguém sobre um determinado assunto, apareciam alusões ao mesmo, fosse uma marca ou um destino, nas redes sociais ou nos anúncios publicitários dos browsers. Agora, sabe-se que é mesmo verdade, os smartphones escutam mesmo aquilo que dizemos

De acordo com a empresa inglesa NordVPN (fornecedora de serviços ligados a redes virtuais privadas), as empresas estão a utilizar um tipo de monitorização de dados chamado "rastreio cruzado ultra-sónico", o que faz com que se criem autênticas bases de dados sobre os gostos de cada pessoa

Este tipo de monotorização "ouve" o ruído de fundo e transforma-o, de certa maneira, em anúncios personalizados. De acordo com a NordVPN, este método de rastreio pode estar associado às definições "ocultas" de determinas aplicações móveis, seja em Android ou iOS - isto verifica-se quase sempre quando, pela primeira vez a utilizar uma aplicação, esta lhe pede para aceder à câmara e ao microfone

O estudo levado a cabo pela NordVPN descobriu, assim, que quase metade dos britânicos (45%) afirmam "ter visto um anúncio de algo a aparecer nos seus telefones pouco depois de falarem sobre isso ou de o verem na televisão, sem nunca o procurarem eles próprios online." 62% dos consumidores disseram que não faziam ideia de como evitar isto e mais uma em cada oito pessoas disse que os anúncios os "assustavam", de acordo com os dados mais específicos sobre o estudo, dados pelo The Mirror.

Adrianus Warmenhoven, de NordVPN, disse: "Embora seja impossível parar os faróis ultra-sónicos de funcionar, pode reduzir a possibilidade de o seu smartphone os ouvir, limitando simplesmente as permissões desnecessárias que concedeu às aplicações no seu dispositivo".

Para alterar as permissões que as aplicações têm, pode ir ao menu de definições do seu telefone e procurar uma opção de 'privacidade'. Aqui deverá poder ver quais as aplicações que têm acesso ao seu microfone e limitá-lo quando necessário.
Saiba mais NordVPN, economia, negócios e finanças, tecnologias de informação, artes, cultura e entretenimento, ciência e tecnologia
Relacionadas

Um futuro sem e-mails de trabalho?

Executivos viram-se para as redes sociais com receio de que o pessoal mais jovem já não verifique o correio eletrónico. E isso pode mudar o mundo do trabalho para sempre.

Mais Lidas
Viver 6 estratégias para ter as finanças em ordem ao longo de 2024

Um especialista em poupança, André Pedro, revela à MUST que mandamentos devemos ter em mente se quisermos poupar uns trocos. Todos os anos são desafiantes à sua maneira, mas este promete sê-lo, de modo geral, dada a instabilidade atual da economia, o aumento das rendas e dos créditos. André Pedro, especialista em poupança, respondeu a sete questões fundamentais.