Prazeres / Artes

Perceber o Plástico. A nova exposição do MAAT convida-nos a repensar o valor deste material

“Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo” inaugurou no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa e conta a história da ascensão e impacto do mais controverso dos materiais. “Acredito que quando conhecemos a história de algo, podemos fazer melhores escolhas para o futuro”, conta à Must Anniina Koivu, curadora da exibição.

Foto: @joanalinda
31 de março de 2023

Para onde quer que olhemos, vemos plástico. É um facto, sob todas as formas, lá está ele. E agora também nas nossas cabeças, já que a narrativa dos últimos anos – prezada seja – com destino à sua erradicação, tem vindo a ganhar força. O material mais impactante de todos os tempos passou, em 150 anos, de revolucionário e progressista a inconveniente e letal

O MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia com o apoio da Fundação EDP aliou-se ao Vitra Design Museum e ao V&A Dunde e inaugurou nas suas instalações em Lisboa a exposição "Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo".  Aquando da apresentação oficial à imprensa, tivemos a oportunidade de ser guiados neste universo por Anniina Koivu, uma das sete curadoras responsáveis pela mostra.

O plástico, é o material mais impactante de todos os tempos.
O plástico, é o material mais impactante de todos os tempos. Foto: @joanalinda

"Com um profundo background em Design e Arquitetura, as nossas instituições estão interessadas não só em perceber a big picture como refletir este tópico através dos olhos do designer", revela Anniina Koivu, diretora de Master Theory na ECAL/Universidade de Artes e Design em Lausanne e copywriter, curadora e consultora freelancer, a viver entre a Suíça e Milão. "Como sempre, uma exibição deverá provocar o pensamento, oferecer informação surpreendente e educar-nos e fazer-nos pensar, assim como estimular-nos a olhar para as coisas de forma diferente."

A exposição Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo começou a ser pensada há três anos, tendo sido desenvolvida inteiramente durante a pandemia. "Os sete curadores, onde me incluo, nunca se encontraram pessoalmente. Estávamos sediados em Weil am Rein [localização do Vitra Design Museum], na Escócia, em Londres e Milão", desvenda Anniina. Dividida em três secções interligadas, a exibição no MAAT conta a história do plástico de modo sequencial, seja através de imagem e vídeo, quatro centenas de objetos ou mesmo maquetes e infográficos. Imergimos primeiramente numa instalação videográfica, um prelúdio de 9 minutos da autoria de Asis Kahan que resume os últimos dois biliões de anos da história da Terra, da vida microscópica dos oceanos, passando pelo domínio da indústria petrolífera, até à infiltração dos mioplásticos na vida marinha. Uma primeira refleção sobre a relação geológica entre plástico e natureza, ao som de Danúbio Azul, do compositor Johann Strauss. Cuidadosamente selecionada, esta valsa foi apresentada na Exposição Universal de Paris em 1867, onde o plástico semissintético Parkesine – o primeiro a ser feito e patenteado pelo homem – foi premiado.

A exposição
A exposição "Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo" está exibição no MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Foto: @joanalinda

Depois seguimos para o segundo núcleo denominado Synthetica, essencial para compreender a origem e necessidade do plástico. Anniina Koivu explica-nos que de facto, o seu fabrico a partir de materiais naturais já ocorria há milhares de anos, sendo que no final do século XIX a sua exploração se tornou gritante. A procura aumentou com o poder de compra decorrente da industrialização e a sua busca incessante conduziu a uma sobre-exploração dos recursos naturais, ameaçando as espécies. Tal como o momento de shifting em que nos encontramos agora, foi aquele final de ciclo que potenciou a busca de uma nova solução, encontrada na experimentação com materiais sintéticos.

Esta exposição começou a ser pensada há três anos, tendo sido desenvolvida inteiramente durante a pandemia.
Esta exposição começou a ser pensada há três anos, tendo sido desenvolvida inteiramente durante a pandemia. Foto: Joana Linda

Na secção Petromodernidade é explorada esta descoberta, a invenção de novos plásticos como nylon, vinil, acrílico, com a ascensão da indústria petroquímica. A sua utilidade na segunda grande guerra, e transição para um fabrico a baixo-custo potencia então a entrada em livre demanda nas nossas casas, tornando-se ubíquo no quotidiano e mundo em geral.

Anniina Koivu detém-nos aqui, "o que eu acho incrivelmente interessante e em que acredito profundamente é que quando conhecemos a história de algo, podemos fazer melhores escolhas para o futuro. O curioso é que tendemos a viver em ciclos, por isso, quando há um problema procuramos encontrar soluções para tal, até que chegamos a um ponto de rutura em temos de começar a pensar de novo". Foi o que nos aconteceu. O excesso colossal proveniente deste uso desmedido "acabou por transformar-se numa maldição", como pode ler-se na última paragem da exposição, a secção RE –, que nos convida a pensar.

Está dividida em três secções interligadas: um prelúdio de 9 minutos, um segundo núcleo denominado Synthetica e a secção petromodernidade.
Está dividida em três secções interligadas: um prelúdio de 9 minutos, um segundo núcleo denominado Synthetica e a secção petromodernidade. Foto: Joana Linda

Percebemos que não se pretende uma demonização do plástico neste espaço reflexivo, mas antes a sua compreensão. É preciso um esforço coletivo de criatividade para a reconstrução do mundo. A nível local e global, individual e social são necessárias novas formas de reduzir a problemática da poluição, muito pelas soluções dos cientistas, ativistas e legisladores, apresentadas nesta última seção da mostra, como pelos designers. "A aplicação imediata de um material em produto tem sempre o designer como intermediário e é interessante perceber como é que o seu papel nos pode ajudar a mudar aquilo por que estamos a passar", enfatiza Anniina. "É alguém compreende a industria, , os materiais e os consumidores e pode ter um papel muitíssimo importante aqui", remata.

Segundo a curadora Anniina Koivu é importante repensar o valor que damos ao plástico, tal como a outros materiais como o ouro, e atuar em conformidade. A sua extinção não é o que mais lhe faz sentido, até porque em áreas como a saúde torna-se imprescindível.
Segundo a curadora Anniina Koivu é importante repensar o valor que damos ao plástico, tal como a outros materiais como o ouro, e atuar em conformidade. A sua extinção não é o que mais lhe faz sentido, até porque em áreas como a saúde torna-se imprescindível. Foto: @joanalinda

Depois, torna-se importante repensar o valor que damos ao plástico, tal como a outros materiais como o ouro, exemplifica a curadora, e atuar em conformidade. Pensar na sua extinção não é o que mais lhe faz sentido, até porque em áreas como a saúde torna-se imprescindível. "O que está diferente é que sempre ansiamos para que a indústria da tecnologia nos trouxesse mudança, mas creio que agora é a primeira vez em que as pessoas também podem fazer a sua parte. Nunca tivemos isso antes, este tipo de movimento público em massa". No final, e já em despedida reforça a mensagem: "Vai sempre passar pelas escolhas pequenas que cada um de nos pode fazer e não pela narrativa ‘a partir de amanha vou abolir o plástico da minha vida’, podemos interferir sim nas pequenas escolhas…"

A exposição Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo inaugurou a semana passada eestará aberta até agosto de 2023. No primeiro domingo de cada mês a entrada no MAAT é gratuita para o público em geral, por isso aproveite já este 2 de abril.

Onde? Avenida Brasília, Lisboa Quando? De quarta-feira a segunda-feira das 10h às 19h. Contacto 210 028 130

Saiba mais Artes, MAAT, Plástico: Reconstruir o Nosso Mundo, Exposição
Relacionadas

El Cosmico. O hotel que será impresso em 3D

O alojamento em Marfa, Texas, dedicado aos viajantes nómadas, prepara uma profunda renovação: casas construídas com recurso à impressão em grande escala, como se de uma fusão com o deserto envolvente se tratasse. Há ainda uma nova piscina e um novo spa.

Tó Trips: “A música torna-me mais equilibrado”

O músico lisboeta está de volta em nome próprio com Popular Jaguar, um “álbum terapêutico e autobiográfico”, como revela nesta entrevista à Must, no qual viaja pelas várias geografias da sua música. Em paralelo, lançou também o livro Ínfimas Coisas, com fotografias, textos e memórias das muitas viagens que tem feito.

Mais Lidas
Artes As obras mais emblemáticas do Museu de Arte Proibida

Com uma seleção de mais de 200 obras de arte censuradas, proibidas ou denunciadas em algum momento, o novo espaço, em Barcelona, promete pôr os visitantes a pensar sobre os motivos e as consequências da censura, com obras que vão de Goya a Banksy.

Artes Filme. Quando Portugal curou crianças dos males da guerra

"Viagem ao Sol" é um filme documental que conta a história de crianças austríacas enviadas para Portugal, após a Segunda Guerra Mundial para recuperarem dos traumas que viveram. Aproveite a sessão de dia 30 de janeiro, no Nimas, às 18h30, com presença de um dos realizadores.